
Saiba como aproveitar seus cursos online gratuitos e pagos
Você realmente assiste às aulas online ou é um colecionador de cursos?
No último ano, o número de pessoas e instituições ensinando diversas coisas na Internet tem aumentado muito. E é muito bom ver que a Web propicia a popularização do conhecimento. Porém, com o grande número de ofertas de cursos está surgindo uma nova categoria de pessoas: os colecionadores de cursos!
Isso não é exatamente uma novidade. No mundo presencial, estamos cansados de ver pessoas que acumulam itens, que têm milhares de livros, coleções infinitas de CDs e DVDs e por aí vai… Mas você, realmente acredita que essas pessoas consomem tudo que armazenam?
A verdade é que a grande maioria dessas pessoas não leu nenhum terço dos livros, nem viu todos os filmes, nem ouviu todas as canções. E isso é exatamente o que vem acontecendo com os colecionadores de cursos online.
Com a popularização do ensino pela Internet, mesmo com cursos pagos, as pessoas compram e não fazem o treinamento. Como se fosse pouco, na semana seguinte, recebem mais promoções de curso, compram mais e nada é feito até o fim.
Então, se você gosta de fazer cursos pela Internet, dê uma olhada nas suas plataformas preferidas. Analise quantos títulos comprou, quantos fez, quantos começou e quantos finalizou. Mesmo se você não estiver gastando dinheiro (se faz cursos gratuitos) veja quantos você fez.
Nós da Hostnet somos apoiadores do Curso em Vídeo e vamos trazer essa situação para nossa realidade. Estamos lançando diversos cursos. Quantos desses treinamentos você começou a fazer, assistiu às primeiras aulas e depois, simplesmente, desistiu?
Bem, isso é mais comum do que se imagina. Mas será que quem tem esse tipo de hábito, sabe o mal que está fazendo para si próprio?
Segundo o professor Guanabara, as pessoas que compram muitos cursos têm a falsa sensação de que já absorveram esse conhecimento. “O cara vai lá e compra um curso de “C Sharp” e fala: pronto já sei “C Sharp”. Ou alguém menos ingênuo deixa o curso ali, guardado, e pensa: quando eu precisar já está engatilhado”, exemplificou o professor. Mas sejamos realistas, caso pinte a vaga de emprego ou precise usar o conteúdo do curso que só comprou mas ainda não fez, quanto tempo o indivíduo terá para fazer as aulas e aprender? Dois ou três dias não serão suficientes para aprender o tema e ser capaz de colocar os ensinamentos em prática.
Por isso, o caminho que acreditamos ser realmente eficiente é: continue comprando cursos, mas faça os treinamentos. “O conhecimento compartilhado, não pode ficar travado dentro de um vídeo. Se você tem diversos cursos comprados, comece a fazê-los antes de comprar os próximos”, alertou Guanabara. Não deixe a oportunidade de se especializar passar pela sua vida. Agindo dessa forma, pode haver arrependimento depois.
Se tem algum curso do Curso em Vídeo no qual tem pensado há bastante tempo e que você quer fazer, separe um tempo e faça. Organize-se e invista em você, no seu futuro profissional.
Links relacionados:
Curso em Vídeo – cursos grátis de tecnologia com certificado
Academia Hostnet – plataforma EAD com cursos gratuitos e para assinantes do Combo Cloud