
Como criar uma conta no Google Analytics
O mundo do marketing digital disponibiliza vários programas e ferramentas que auxiliam o seu negócio rumo ao sucesso. Para mensurar resultados e acessar informações de forma rápida, em uma interface fácil de usar, a plataforma gratuita online Google Analytics é a queridinha de pequenas e grandes empresas. Contudo, muitos administradores de sites e empreendedores ainda não sabem como tirar o melhor proveito deste recurso que processa dados e os compartilha rapidamente através de relatórios detalhados.
De olho nesse cenário, o professor Guanabara (Curso em Vídeo) e o especialista em TI Ramiro Lobo (diretor da Hostnet) desenvolveram uma aula sobre a ferramenta, onde explicam, de forma simples e objetiva, como criar uma conta no Google Analytics e usufruir de diversos recursos. O conteúdo faz parte do Curso Gratuito Prático de SEO que ensina a otimizar o conteúdo de sites para que alcancem um posicionamento melhor nos mecanismos de busca.
O que é e para que serve o Google Analytics
O Google Analytics é uma plataforma online gratuita que monitora, processa e analisa dados e a audiência do seu site. Ela acompanha periodicamente, e em tempo real, a movimentação das pessoas que acessam o seu endereço eletrônico. O objetivo da ferramenta é facilitar a otimização de websites (sites, blogs, portais, lojas online…) para campanhas de marketing digital e para o Google Ads. Uma verdadeira “mão na roda” quando o assunto é tomar decisões em negócios relacionados à Internet.
Entre os recursos e relatórios disponibilizados pela plataforma estão:
- Taxa de exibição, visitação e hit de uma página;
- Localização geográfica, idade, género do visitante;
- Origens do tráfego – como o usuário chegou à página (link próprio, links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço);
- Taxa de rejeição;
- Sessões por dispositivo;
- Desempenho de retenção;
- Conversões;
- Etc.
Criando uma conta
Para ter acesso à ferramenta é preciso entrar no website da plataforma. Comece escrevendo “Analytics” no Google e acesse em https://analytics.google.com/, o primeiro tópico da lista de busca. Para usufruir dos serviços é necessário ter uma conta no Google, e é bem provável que você já tenha um e-mail no Gmail. Se não tiver, é bem fácil criar um, vá em https://accounts.google.com, clique em “Criar conta” e preencha os campos em branco.
Uma vez logado na Internet com a conta do Google, ao abrir o site do Analytics, automaticamente aparecerá o painel da ferramenta. Se estiver deslogado do Gmail ou for seu primeiro acesso à plataforma, será necessário inserir usuário e senha.
Para saber mais e acompanhar o passo a passo, assista ao vídeo abaixo:
Amplie seus conhecimentos
Se você deseja aprender como criar e configurar uma conta no Google Analytics, desenvolva ainda mais suas competências com o Curso Prático de SEO. Com ele, descubra como otimizar o conteúdo de sites de maneira que ocupem melhores posições em mecanismos de busca como Google. Durante as aulas, todos os conceitos serão passados e aplicados de forma prática, baseados em um em site WordPress.
Até a próxima!
Links Relacionados: