
Copy: o que é e como criar textos de qualidade?
Aprenda a criar textos criativos com o objetivo de conduzir o cliente pela jornada de vendas
Copy é um estilo de texto com função de estimular os leitores a realizarem um objetivo da marca (produto/serviço). O texto, geralmente curto, podendo, eventualmente, ser um pouco mais longo, onde você vai através de call to action (chamadas de ação) tentar convencer alguém a fazer algo, por exemplo, comprar um produto, assistir a um vídeo, realizar um cadastro em um site, conhecer uma marca etc.
Copy é um processo integrado a outros quando o assunto é anunciar pela Internet. Copywrite ou copy pode ser uma vertente do storytelling. Já ouviu falar em “a jornada do herói”? A jornada do herói é aquele texto que apresenta o perfil de um profissional, contando o que ele faz e quem ele é de forma emocionante e envolvente. Este também é um tipo de copy.
6 dicas para uma copy de qualidade e aplicações práticas:
- Conheça bem o seu público – dessa forma, fica mais fácil identificar dores e necessidades dos seus clientes/visitantes e estimular a demanda. Conhecendo bem o seu público, você poupa esforços e age de forma direcionada;
- O título é muito importante – muita gente desiste ou opta por ler um texto a partir de sua impressão ao ler o título. Deixe para construir o título depois que escrever o texto. Teste diferentes opções de títulos;
- Dê ênfase no tópico principal – qual o seu objetivo? Você quer convencer o interlocutor de quê? Mantenha o foco nesse ponto. Faça copies diferentes para cada intuito. Por exemplo: uma copy para vender, uma para assistir ao vídeo, uma para cadastrar…
- Conheça bem o seu produto – fale sobre as vantagens dele, sobre os valores agregados. Foque no que ele pode proporcionar para quem adquirir.
- Call to action – o intuito final da copy sempre será “vender” alguma coisa, seja ela serviço ou produto, mesmo que seja divulgar algo gratuito. A chamada para a ação não pode estar perdida no meio texto. Reserve um lugar de destaque. Valorize o fim do texto. Agregue a isso recursos para destacar a call to action: um link, uma cor ou fonte diferente, isso fará efeito;
- Use gatilhos mentais – dentre os mais conhecidos estão: escassez de tempo (só hoje), escassez de unidades (últimas unidades, esgotado), mudança significativa na vida… Enfim, de alguma forma você vai abordar a dor do cliente e oferecer a solução.Os gatilhos mentais podem, inclusive, serem acionados no conteúdo da “jornada do herói”.
Exemplo de copy (texto) utilizado na aula acima (minuto 15:38)
Como exemplo prático, vamos usar a divulgação sobre o Curso em Vídeo com foco nos certificados, uma copy que já é vencedora! Para veicular a informação e alcançar o público-alvo, foram enviados e-mails para lista de cadastrados na plataforma do curso:
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