
Tudo sobre WordPress: o melhor construtor de sites e CMS do mundo
O que é o WordPress, como surgiu, porque é o melhor e como usar?
O WordPress é o principal sistema de construção de sites e gerenciamento de conteúdo (CMS) da Internet.
Criado em 2003 por Matt Mullenweg, a ferramenta possuía inicialmente a função de blog. De la pra cá, o projeto cresceu e hoje o WordPress hoje é capaz de construir sites corporativos, portais de notícias, lojas virtuais, sites EAD, sistema de gestão de imobiliária, landing pages, formulários inteligente e tudo o mais que se possa imaginar.
Com uma estrutura modular e características estendidas, o WordPress é o CMS mais eficiente e seguro. Além disso, apresenta uma interface intuitiva, fácil de operar e seus recursos são praticamente ilimitados, com uma comunidade cada vez maior desenvolvendo e criando para ele. Sim, o sistema recebe atualizações constantes e você tem esses updates gratuitamente e imediatamente quando são disponibilizados, o que deixa seu site sempre seguro, rápido e bem posicionado para mecanismos de busca como o Google.
Alguns números sobre o WordPress
De acordo com o Internet Lives Stats, em marco de 2022 havia mais de 1,934,451,173 (os números são atualizados em tempo real) websites no mundo. Segundo o Web Technology Surveys, consultado na mesma data, 64.9% de todos os sites cujo sistema de gerenciamento de conteúdo conhecemos era feito em WP. Isso representa 43,2% de todos os websites. Podemos então afirmar com segurança que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado do mundo.
O WordPress também fomenta um mercado de recursos relacionados a ele. Neste âmbito podemos destacar empresas que produzem plugins pagos (e em muitos casos, com versões limitadas e gratuitas), a produção de temas e templates premium para sites; a customização do próprio WordPress, consultoria, treinamentos e profissionais especializados em tornar um site mais eficiente, mais responsivo e mais agradável. Este é um mercado crescente.
Por que o WordPress é o melhor CMS do mundo?
O WordPress é tão flexível e completo que tornou-se um sistema de gerenciamento de conteúdo de amplo alcance. Sua extensa coleção de plugins (já são mais de 54 mil) permite expandir a capacidade da plataforma e agregar uma infinidade de recursos aos sites e projetos.
O WordPress também tem milhares de temas disponíveis, o que traz inúmeras opções de personalização do seu site. E a sua estrutura permite que mesmo um usuário sem conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites possa operá-lo sem maiores dificuldades. Ele é um sistema fácil de usar.
O ecossistema que surgiu em torno do WordPress o abastece com uma coleção bem completa de plugins e uma quantidade imensa de temas e templates. Graças à sua flexibilidade e essa coletânea de material anexo, é possível customizar o CMS para gerenciar, praticamente, qualquer tipo de site.
Além disso, podemos citar outras questões envolvidas:
- Economia de recursos – não é preciso pagar por uma licença do WordPress. Como ele é livre, pode ser distribuído sem custo algum.
- Compartilhamento do código-fonte – o desenvolvimento de novos plugins e temas para o WordPress pode ser simplificado. Não é necessário reescrever tudo do zero, é possível reaproveitar códigos já escritos. Assim os custos podem ser reduzidos.
- Aumento no número de desenvolvedores – o número de desenvolvedores que participam do processo de redação do código-fonte pode ser maior, agrupando pessoas que não necessariamente estão no início do projeto. O WordPress recebe colaborações de desenvolvedores que não são funcionários da empresa de Matt Mullenweg e Ryan Boren.
- Correção de falhas – a correção de falhas é mais rápida, pois existirão vários desenvolvedores investigando o código-fonte, que é aberto. Esta característica é enunciada pelo que conhecemos como a Lei de Linus, que diz que “Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios”.
- Melhoria na qualidade do código – os desenvolvedores serão mais cautelosos ao redigi-lo, pois várias pessoas examinarão o código aberto escrito. Logo, sua produção será avaliada por outros profissionais e possivelmente terá reflexos em sua carreira profissional.
- Maior segurança – ainda por ter o código-fonte aberto, o WP terá menos chances de conter falhas de segurança, ou backdoors. O backdoor é um recurso usado por alguns desenvolvedores em seus programas, de forma que eles possam ter acesso remoto ao seu sistema, caso precise. Por exemplo: é sabido que várias empresas, que usam software de código fechado, capturam informações do computador dos clientes e remetem-na para seus servidores, com propósitos diversos. Uma backdoor colocada em um software de código aberto é rapidamente localizada e removida.
- Maior diversidade – economicamente falando, o WordPress promove o estabelecimento de vários fornecedores com base nele. A competição entre fornecedores traz vantagens aos usuários, como melhorias na qualidade e redução nos preços de serviços agregados.
Saiba tudo sobre o WordPress
Para ajudar você a dar os seus primeiros passos com o WordPress, a Hostnet criou o e-book gratuito “WordPress: o campeão”. Neste manual, você vai conhecer:
- A história do WordPress;
- Como se tornou o CMS mais popular do mundo;
- Como o fato de ser um Software Livre é bom para modelos de negócios baseados em SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço;
- Os melhores plugins e temas gratuitos e premium (pagos);
- Curso de WordPress: criação de sites e lojas virtuais (gratuito e pago);
- Soluções da Hostnet para quem vai trabalhar com o WordPress.
A 2ª edição deste e-book, atualizada em fevereiro de 2021, contempla a indicação de novos plugins e recursos que surgiram desde a 1ª edição, publicada em 2018. O download é gratuito!
Caso você já tenha baixado a primeira versão, recomendamos que obtenha a nova.
Comunidade WordPress Hostnet
A comunidade WordPress Hostnet reúne no Facebook mais de 20 mil membros. Entre eles estão profissionais, estudantes e os diretores da empresa Ramiro Lobo e Kauê Linden, que participam ativamente tirando dúvidas e dando dicas para quem trabalha ou estuda a plataforma.
Participe da comunidade WordPress Hostnet no Facebook
A Hostnet tem a melhor hospedagem de sites WordPress
A Hostnet adota o WordPress em seus projetos e de seus clientes há 15 anos. Essa foi uma escolha muito acertada pela nossa equipe de tecnologia lá em 2007, quando decidimos aderir a plataforma e envolvê-la em seu plano de negócios.
Ao longo desse período, ganhamos muita experiência e desenvolvemos vasto conteúdo sobre o WordPress, que vão desde tutoriais em nossa Info até um curso completo de Criação de Sites Profissionais com WordPress ministrado por Ramiro Lobo, diretor da Hostnet, junto com o professor Gustavo Guanabara, do Canal Curso em Vídeo no Youtube.
O curso é voltado para quem quer trabalhar com o WordPress no desenvolvimento de sites, ensinamos desde a escolha da paleta de cores até configurações avançadas de configurações e integrações com outras ferramentas profissionais.
São duas versões: uma ensina a criar sites com WordPress com o Gutenberg, usando apenas ferramentas gratuitas, e a outra ensina a criar sites com WordPress com o Beaver Builder, usando ferramentas premium, as mesmas que estão disponíveis no Combo Cloud Hostnet.
Conheça a plataforma EAD da Hostnet e estude conosco!
Combo Cloud: pacote de serviços da Hostnet
O Combo Cloud vai muito além da infraestrutura. A Hostnet criou um formato de serviço que extrapola os recursos de hospedagem de sites; um verdadeiro super pacote que inclui: Domínio + Hospedagem + Ferramentas Premium + Cursos Profissionais de Criação de Site e Automação de Marketing, por um preço inacreditável, a partir de R$ 59,90 mensais.
Contratando o Combo Cloud, você economiza aproximadamente US$ 700,00 anuais referentes às licenças das ferramentas. Afinal, seu gasto seria no mínimo este, caso fosse comprá-las separadamente com seus desenvolvedores.Especialista há anos em WordPress, a Hostnet fez uma pré-seleção de ferramentas muito poderosas que permitem que o website tenha uma melhor performance com a plataforma.
Nesse plano mais barato, o contratante pode utilizar até três domínios com certificado digital SSL (importante para indexação no Google) e tecnologia CDN.
Conheça em detalhes o Combo Cloud, pacote de serviço de hospedagem de sites da Hostnet
Links Relacionados – assuntos que podem ser do seu interesse:
- Hospedagem de Sites WordPress
- E-books gratuitos sobre tecnologia e marketing digital
- Entrevista exclusiva de Matthew Mullenweg para Hostnet
- Podcast: WordPress como ferramenta de Marketing Digital
- Casos de Sucesso de sites e projetos desenvolvidos pela Hostnet em WordPress
Muito Obrigado.
Fiz Análise e desenvolvimento de sistemas, em
uma instituição de ensino, não sai do zero. Graças à Deus , conheci o professor Guanabara, agora estou aprendendo algo muito valioso . Valeu Hostnet por esse apoio , quando der a condição vou ter a sua hospedagem. Estou adorando as aulas de WordPress. Valeu , muito Obrigado.
Olá Isaias,
Ficamos muito contentes que esteja gostando dos cursos de WordPress da Hostnet e do Prof Guanabara.
Estamos com uma oferta especial, WordPress e Mautic pela metade do preço no plano Private 1. Dê uma olhada: https://www.hostnet.com.br/oferta-especial-wordpress-mautic/
Desejamos sucesso desde já.
Um abraço,
Equipe Hostnet.
Muito Obrigado.
Fiz Análise e desenvolvimento de sistemas, em
uma instituição de ensino, não sai do zero. Graças à Deus , conheci o professor Guanabara, agora estou aprendendo algo muito valioso . Valeu Hostnet por esse apoio , quando der a condição vou ter a sua hospedagem. Estou adorando as aulas de WordPress. Valeu , muito Obrigado.
Olá Isaias,
Ficamos muito contentes que esteja gostando dos cursos de WordPress da Hostnet e do Prof Guanabara.
Estamos com uma oferta especial, WordPress e Mautic pela metade do preço no plano Private 1. Dê uma olhada: https://www.hostnet.com.br/oferta-especial-wordpress-mautic/
Desejamos sucesso desde já.
Um abraço,
Equipe Hostnet.