SPAM e o ULTRAmail

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

O que é SPAM?

O termo spam é a abreviação para spiced ham (presunto condimentado) em inglês. Basicamente é um tipo de alimento enlatado, muito comum na Inglaterra. O spam é sempre lembrado por uma esquete do grupo de humor inglês Monty Python, que satiriza o produto.

Em termos de Internet, o spam é um e-mail não-solicitado enviado em massa. Na forma mais comum, um spam é uma mensagem enviada com propósitos publicitários. Mas o termo pode ser aplicado a diversas situações, quase sempre e-mails não solicitados, de caráter apelativo e de forma incômoda e até inconveniente.

O spam, em sua forma mais nociva, pode ser usado para o envio de vírus e em práticas de phishing, onde um e-mail pode conter um link que funciona como uma isca para pegar usuários descuidados, que clicam em links que estão nos e-mails sem nem mesmo questionar por que aquele banco que você não tem conta está lhe presenteando com aquela grande quantidade de dinheiro. É o (não tão) bom e velho conto-do-vigário, agora em meio digital.


Como evitar o spam

Infelizmente, não há meios de evitar o spam. Sempre haverão pessoas que enviam e-mails não solicitados chegando à sua caixa postal. Estes são os spammers. Muitas vezes seu e-mail está numa lista de e-mails válidos, que são negociados entre empresas, interessadas em enviar e-mails para possíveis clientes, mesmo que ele não tenha solicitado. Pessoalmente, recebi spam na caixa postal que uso para preparar esses tutoriais, sendo que este e-mail não é usado para outro propósito senão este.. Mas a boa notícia é que você pode detectar esse spam recebido e tomar decisões quanto a ele. Aqui veremos como podemos fazê-lo.


O spam é um e-mail como outro qualquer. Logo, ele pode ser tratado por filtros, como os poderosos filtros do ULTRAmail, e serem descartados antes que poluam a sua caixa de entrada. Ao ativar o filtro anti-spam, o ULTRAmail irá jogar os e-mails que preenchem os requisitos para ser um spam numa caixa separada, chamada apropriadamente de... Spam. De lá, o sistema automaticamente descarta os e-mails classificados como spam mais antigos, ou você mesmo pode ir até lá e esvaziar todo o seu conteúdo, para ganhar espaço.


Vamos ver então, como podemos ativar os filtros anti-spam do ULTRAmail. Para começar, você deve clicar no menu no canto superior direito, e depois clique em Filtros e Regras → Controle automático de SPAM. Você verá uma janela como essa aqui:


Ultramail - 25 - controle automatico de spam.png


Nessa janela, temos algumas opções que deveremos mexer, como:

  1. Ativação: Se o filtro anti-spam está ativo (Habilitado) ou inativo (Desabilitado).
  2. No momento em que você ativa o filtro, as opções na caixa Configurações tornam-se ativas e disponíveis. O nível de controle do SPAM é um ajuste para a sensibilidade do filtro anti-spam. São 20 níveis, e que podem ser classificados como Baixa, Média, Alta e Personalizado.
    1. Depois de muita pesquisa, foram encontrados elementos que são comuns aos e-mails rotulados como spam. O sistema do ULTRAmail dá uma nota para cada e-mail com base nas características encontradas. Se você selecionar Baixa, Média ou Alta, o sistema anti-spam do ULTRAmail irá filtrar os e-mails com base na seleção feita, ou seja:
    2. Baixa: e-mails cuja nota seja maior do que 9.
    3. Média: e-mails cuja nota seja maior do que 6.
    4. Alta: e-mails cuja nota seja maior do que 3.
    5. Personalizado: Você ajusta a nota que será usada como o valor de corte para os e-mails classificados como spam. Vale ressaltar que, quanto menor o valor, mais forte será o bloqueio.
  3. A caixa Parar regras se o domínio/e-mail estiver listado significa que, se o domínio ou o e-mail estiver listado na lista branca, as regras anti-spam não valerão para esse e-mail.


Lista Negra

Por sua vez, existem tipos de e-mails que você não quer receber de jeito nenhum, e você quer que sempre que e-mails desse tipo sejam remetidos a você, o ULTRAmail tome uma ação. A lista negra pode ser feita com e-mails que você quer que SEMPRE sejam descartados, por exemplo.

O acesso à esta opção dá-se pelo menu: Filtros e regras → Lista Negra. Logo você verá uma janela como esta:


Ultramail - 26 - spam lista negra.png


Vamos às opções:

  1. Ativação: Se a lista negra está ativa (Habilitado) ou não (basta deixar a caixa desmarcada).
  2. Configurações: Aqui temos as configurações relativas à lista negra. Vamos vê-la com mais detalhes:
  • Cujo domínio/e-mail estiver: Nessa opção, você faz uma opção, que é se o e-mails estiver listado ou não, o que será feito.
  • Ação: Na ação, você deve dizer o que será feito com este e-mail. Note que só há 2 opções: Remover e Mover Para. Você pode então mover o e-mail para uma caixa em específico (por exemplo, a caixa de spams) ou simplesmente jogar o e-mail fora.
  • Parar regras se o domínio/e-mail estiver listado: Se o domínio ou o e-mail estiver listado, as regras de filtragem não valerão para esse e-mail.
  1. Gerenciando e-mails/Domínios da lista: Aqui, você inserirá novos e-mails na relação da lista negra. Para adicionar, basta preencher o campo e clicar em Adicionar. A lista de todos os e-mails adicionados está abaixo. Para remover alguém da lista, basta selecionar e clicar em Remover.


O uso da lista negra permite que você faça certas coisas, como garantir que somente algumas pessoas podem mandar e-mail para essa caixa postal. Se você quiser, faça o seguinte:

  • Opte por Cujo Domínio/e-mail estiver → Não Listado.
  • Em Ação, coloque Remover.
  • No campo Gerenciando e-mails/Domínios da lista, coloque a lista de e-mails que podem enviar mensagens para este e-mail.
  • Feito isto, somente estes e-mails poderão enviar mensagens. Se não estiver listado, o e-mail será sumariamente apagado.


Lista Branca

O sistema de controle de spam não é perfeito, logo temos a ocorrência de “falsos positivos”, que são e-mails que são classificados como spam, mas não são. Por exemplo, o e-mail de uma pessoa que é a abreviação do seu nome, seguido pelo seu ano de nascimento, pode somar pontos na nota do e-mail como spam. Digamos que, então, o usuário fulano de tal, nascido em 1999, tem um e-mail como fdt99@ninguem.com.br. O seu usuário, fdt99, pode ser visto pelo sistema anti-spam do ULTRAmail como o endereço de um spammer, mas nós sabemos que não é. Isto é um falso positivo.

A lista branca é basicamente o contrário da lista negra: Aqui você lista e-mails que você deseja que o sistema deixe sempre passar, mesmo que sejam rotulados como spam.

A janela é semelhante à janela já vista na opção Lista Negra, assim como as opções.


Arquivos de regras e configurações

Você ainda pode fazer uma cópia de segurança das suas regras de filtragem e bloqueio de e-mails. Vamos ver como você pode fazer isto. Clique em Filtros e regras → Arquivos de regras e configurações. Você verá uma janela como a abaixo:


Ultramail - 27 - spam arquivo de regras.png


Se você quiser fazer uma cópia de segurança do arquivo de regras, basta clicar no botão Baixar Arquivo de Regras. O navegador abrirá uma janela lhe dando a opção de salvar o arquivo.

Se você quiser importar o arquivo de regras que você recebeu previamente, clique em Selecionar arquivo..., para selecionar o arquivo de regras, e clique em Confirmar para enviá-las para o servidor.


Identificando um e-mail como SPAM ou confiável

Você pode melhorar o sistema anti-spam do ULTRAmail identificando e-mails que são considerados spam, assim como identificando “falsos positivos” , que são os e-mails identificados como spam mas não são. Veremos como podemos adicionar informação ao sistema, refinando e melhorando seu trabalho.

  • Identificar como SPAM: Ao marcar um e-mail, você pode identificá-lo como spam. Basta selecionar o e-mail e clicar com o botão direito do mouse. No menu que se abrirá, você pode clicar na opção Identificar como SPAM. Ao clicar nessa opção, você terá uma janela como a abaixo:


Ultramail - 34 - identificar como spam.png


Logo, você terá a opção de identificar como spam aquele e-mail em específico, ou todo o domínio no qual o e-mail está inserido. Ao colocar nessa segunda opção, você terá todos os e-mails enviados a partir desse domínio identificados como spam. Para concluir o processo, basta clicar em Ok.

  • Identificar como confiável: Ao marcar um e-mail que foi rotulado como spam, você pode identificá-lo como confiável, e assim desfazer o “falso positivo”. Basta selecionar o e-mail e clicar com o botão direito do mouse. No menu que se abrirá, você pode clicar na opção Identificar como confiável. Ao clicar nessa opção, você terá uma janela como a abaixo:


Ultramail - 35 - identificar como confiavel.png


Logo, você terá a opção de identificar como confiável aquele e-mail em específico, ou todo o domínio no qual o e-mail está inserido. Ao colocar nessa segunda opção, você terá todos os e-mails enviados a partir desse domínio identificados como confiáveis. Para concluir o processo, basta clicar em Ok.



Tutor-ultramail.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas